Toxina Botulínica (BOTOX ®)

A toxina botulínica (BOTOX ®), é uma das substâncias mais importantes no campo do rejuvenescimento facial.  A injeção dessa substância bloqueia os sinais nervosos musculares, enfraquecendo o músculo de modo que não se contraia tão fortemente para que não dobre excessivamente a pele. Com os músculos em repouso, as rugas são atenuadas ou desaparecem, resultando em um rejuvenescimento muito interessante.

Aplicação de Botox ®: usos mais frequentes

A toxina é usada para corrigir as rugas de expressão, aquelas que se formam pelo uso repetido da musculatura facial. As rugas da testa, o sulco entre as sobrancelhas e os famosos “pés de galinha” são os mais beneficiados com o método. Atualmente, a substância também vem sendo utilizada por um número cada vez maior de pessoas já para a prevenção (e não apenas tratamento) de rugas faciais, iniciando sua aplicação em torno de 25 anos de idade. Assim, é possível evitar a ocorrência dessas tão indesejáveis marcas faciais. Outro emprego é o Lifting com BOTOX ®, técnica de aplicação que eleva o canto das sobrancelhas e abre os olhos, com um efeito muito bonito, dando mais sensualidade à expressão.

É seguro fazer a Aplicação de Botox ®?

Sim, é possível dizer que é seguro fazer a Aplicação de Botox ®. Com a técnica correta e sem exageros na aplicação, o resultado é um rosto jovial, descansado e natural. Esses excelentes resultados são responsáveis pelo grande número de adeptos do seu uso regular, com aplicações a cada 6  meses, em média, para a manutenção de seu efeito.

A aplicação é rápida, realizada em consultório, o incômodo é pequeno e o repouso da musculatura começa em alguns dias. Em menos de um mês já se percebe grande melhora das rugas. A duração dos efeitos é de cerca de cinco a seis meses. A aplicação do BOTOX ® pode ser repetida diversas vezes, sempre que o efeito terminar após o período citado. O movimento muscular volta um pouco antes, ao redor do quarto e quinto mês, mas as rugas só retornam em torno de 6 meses, que é quando o BOTOX ® deve ser reaplicado. Mas com as aplicações repetidas, no tempo certo, a duração do efeito tende a aumentar, pois as linhas vão ficando mais suaves a cada reaplicação.
Sua aplicação deve ser realizada por médicos treinados para a obtenção de um resultado feliz. Em função de sua grande segurança, já consagrada, a toxina botulínica é liberada pelo FDA (EUA) e pelo Ministério da Saúde Brasileiro.

Existem várias marcas de toxina botulínica disponíveis atualmente, cada uma com suas características e eficácia diferentes. Em nossa clínica a marca utilizada é o BOTOX ® original, a marca mais utilizada nos melhores centros dermatológicos de todo o mundo.

TIRE SUAS DÚVIDAS

Perguntas e Respostas sobre Toxina Botulínica (BOTOX ®)

O tratamento com toxina botulínica tipo A vai deixar meu rosto como uma máscara, sem expressividade?

Não, a substância relaxa a musculatura apenas próximo às rugas, onde é injetada. O grau de relaxamento pode ser mais ou menos intenso, dependendo da dosagem utilizada do medicamento. O tratamento individualizado oferece resultados de acordo com a necessidade de cada paciente. O mais importante é procurar um médico habilitado e treinado para realizar o procedimento.

A toxina botulínica tipo A pode aumentar o volume da minha boca?

A toxina botulínica tipo A não aumenta o volume, mas sim relaxa os músculos onde é injetada. O procedimento com capacidade de aumentar volume é o preenchimento facial.

Existe creme com efeito semelhante à toxina botulínica tipo A?

Não existe toxina botulínica tipo A em apresentação tópica, por isso não existe nenhum creme que contenha esta substância em sua formulação. Os cremes atuam superficialmente na pele, melhorando a hidratação e as linhas finas e superficiais. A toxina botulínica tipo A atua no músculo responsável pela formação das rugas de expressão, e é o único tratamento capaz de proporcionar resultado real para o paciente, até o momento.

O tratamento com a toxina botulínica tipo A é indicado para homens?

Sim, o tratamento com toxina botulínica tipo A também é indicado para homens. Parte significativa do crescimento da procura pela aplicação de toxina botulínica tipo A, deve-se ao crescente interesse do público masculino.

Qual a idade mínima para fazer esse tipo de tratamento pela primeira vez?

Não existe uma idade mínima para o início do tratamento. O mais importante é ter a indicação apropriada para o tratamento. A injeção de toxina botulínica tipo A não é somente uma aplicação, mas sim um tratamento, pois melhora as rugas atuais e previne a formação de novas rugas através da reeducação da mímica facial.

A toxina botulínica tipo A pode tratar os sulcos nasogenianos?

Não, o procedimento mais indicado para o tratamento desta região é o preenchimento facial.

O tratamento com a toxina botulínica tipo A perde seu efeito de um dia para o outro?

Não. A perda do efeito do tratamento com a toxina botulínica tipo A ocorre de forma gradual, o que significa dizer que lentamente o músculo retornará a sua capacidade de contração.

AGENDE SUA AVALIACÃO

A Aplicação de Botox ® também é feita nos casos de…

Possui outras indicações como redução do excesso de suor nas axilas e nas palmas das mãos, sendo tratamento muito mais seguro e sem os efeitos colaterais que a cirurgia torácica para essa condição demonstra.

Também pode ser utilizado para o tratamento do “Sorriso Gengival” , em pacientes que se incomodam com o fato de que, quando sorriem, mostram excessivamente a gengiva da arcada superior.

A aplicação é realizada em consultório. O efeito começa após 24 horas da aplicação e é bem notável após quatro a oito dias. Tendo duração de cinco a oito meses, dependendo da indicação.

Apenas a avaliação de um Dermatologista capacitado e habilidoso irá esclarecer quais os procedimentos indicados para o seu caso.

Tire Suas Dúvidas ou Agende uma Avaliação

Marque uma consulta
Enviando

Onde Estamos

Rua Teldo Kasper, 49 – Sala 6, Chácara Cachoeira – Campo Grande/MS

067 3201-8000 | 067 99635-3915

Como Chegar

O que achou deste artigo sobre Aplicação de Botox ®?

Confira outras dicas de saúde em nosso site.