Botox – Aplicação e Cuidados Antes e Depois

botox antes e depois

Aplicação de Botox Antes e Depois

 

Que o Botox ® – Toxina Botulínica está no mercado há mais de uma década todo mundo sabe, mas a grande pergunta é: Será que isso realmente funciona? Vale a pena utilizar a Toxina Botulínica para tratamentos estéticos? É impossível não nos perguntarmos isso quando se trata de investir nosso dinheiro em tratamentos que podem rejuvenescer a pele e acabar com as marcas de expressões, responsáveis por nos deixar com a aparência mais velha.

 

É impossível não notar que a grande maioria dos artistas famosos parecem nunca envelhecer, mesmo depois de muitos anos, eles continuam com a pele lisinha, como se o tempo demorasse mais para atingi-los não é mesmo, muitos não sabem, mas a fonte da juventude de muitos artistas é o Botox ® – Toxina Botulínica, mas para entendermos porque isso acontece precisamos entender um pouco sobre o que é essa toxina e qual a sua função após a aplicação.

 

Como é que se formam as rugas e as marcas de expressões?

É de conhecimento geral que as rugas surgem quando envelhecemos, mas por que isso acontece? A resposta mais adequada seria dizer que as contrações musculares da face que realizamos milhares de vezes por dia, são as responsáveis pelo aparecimento de rugas e marcas de expressão. Além disso, ainda há o fator do próprio envelhecimento em si pois, ao decorrer dos anos, a pele vai perdendo elasticidade e acaba por ficar enrugada.

 

Qual a função do Botox®?

Muitos devem se perguntar: Como o Botox® age na pele para deixá-la sem rugas? Para entender isso é preciso ter conhecimento sobre qual é a toxina utilizada no Botox®, a Toxina Botulínica.

A Toxina Botulínica tipo A que é utilizada nos tratamentos estéticos, possui propriedades que conseguem afetar o sistema nervoso dos seres humanos, impedindo que o cérebro envie sinais para a região onde a toxina foi aplicada. Basicamente pode-se dizer que ela paralisa a região.

 

O efeito paralisante causado pelo Botox ® – Toxina Botulínica mantém o músculo em constante relaxamento, suavizando as marcas de expressão e rugas.

 

Como o Botox® é aplicado?

O Botox® é aplicado diretamente na região que necessita de tratamento, ou seja, o seu efeito é local. A aplicação pode ser realizada no consultório após uma consulta de avaliação, e é possível realizar todo o tratamento no mesmo.

A aplicação de Botox® é dolorida?

A aplicação do Botox ® – Toxina Botulínica não causa dor no paciente pois o mesmo recebe anestésicos que podem ser injetados localmente ou em forma de gel, proporcionando conforto ao paciente durante o processo de aplicação.

 

Cuidados antes e após a aplicação do Botox®

O Botox ® – Toxina Botulínica é um procedimento simples e pode ser realizado facilmente por qualquer Dermatologista certificado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, porém é preciso que o paciente tome alguns cuidados antes e após o procedimento.

  • O que fazer antes da aplicação:

O paciente deve manter a pele limpa no dia da aplicação, mas sem utilizar cremes ou quaisquer produtos de beleza na região que será aplicada a Toxina Botulínica, além disso também é recomendável que se o paciente for fumante, evitar a utilização do cigarro por pelo menos quinze dias que antecedem a data da aplicação.

É preciso informar ao Dermatologista quaisquer medicamentos utilizados, pois alguns podem interferir no tratamento.

  • O que fazer após a aplicação:

Aplicações no rosto requerem alguns cuidados, pois quando a Toxina Botulínica é injetada no músculo, demora algumas horas para ser absorvida completamente, por essa razão é recomendável não deitar a cabeça por algumas horas para impedir que a toxina “escorra” para locais indesejados.

Possíveis efeitos colaterais

O Botox ® – Toxina Botulínica pode apresentar efeitos colaterais, quando aplicados incorretamente ou devido a alguma reação alérgica do paciente, por essa razão o paciente sempre deve informar ao Dermatologista seu histórico médico. Veja a seguir alguns efeitos colaterais que podem ocorrer:

  • A Toxina Botulínica atingir regiões indesejadas

Se o Dermatologista injetar uma dose maior que a necessária ou até mesmo injetar erroneamente em outra região, a toxina pode atingir regiões indesejadas.

  • O Botox® paralisar completamente a região

Quando injetado incorretamente e em quantidade maior que a necessária pode causar paralisia total da região aplicada.

  • Reação alérgica

O paciente pode apresentar reações alérgicas à toxina, se isso acontecer deve-se procurar imediatamente o médico.

  • Hematomas com sangramento

Hematomas com sangramento não são comuns após alguns dias, se isso acontecer é preciso procurar o médico.

 

Depois de aplicado

O Botox ® – Toxina Botulínica já começa a apresentar resultados logo após o procedimento de injeção, mas é somente depois de alguns dias que se pode visualizar o resultado final da aplicação. As rugas e marcas de expressão ficam suavizadas e a superfície do rosto se torna uniforme, deixando a pessoa com um aspecto jovem.

 

Você deseja saber lugares para fazer aplicação de Botox em Campo Grande – MS? Acesse aqui