Toxina Botulínica: Quanto tempo dura a aplicação?

Toxina Butolinica dói

A aplicação de Botox® dura quanto tempo?

Uma das maiores dúvidas que surge entre os futuros adeptos ao Botox ® – Toxina Botulínica é quanto a sua durabilidade, e isso acontece devido ao resultado obtido com o tratamento que, basicamente deixa a pele firme e atrasa o aparecimento de marcas de expressões.

Claro que todos gostaríamos que o resultado obtido através do tratamento de aplicação da Toxina Botulínica fosse definitivo, mas infelizmente isso não acontece, para entender melhor o porque disso, é preciso saber como nosso corpo reage quando alguma substância é ingerida ou injetada.

 

Reação do corpo à substâncias ingeridas ou injetadas

Como a maioria das pessoas já devem saber, a Toxina Botulínica tipo A é aplicada diretamente na região para  ser tratada, ou seja, se a finalidade for reduzir as rugas da testa, ela será aplicada diretamente na testa.

A aplicação da Toxina Botulínica é feita através de injeções diretamente no corpo, a partir desse momento a toxina começa a surtir o seu efeito.

Quando a Toxina Botulínica entra no corpo, um processo de absorção é iniciado e isso não acontece somente com o Botox ® – Toxina Botulínica mas sim com qualquer substância estranha ao sistema humano, após o corpo ter absorvido toda a toxina, é preciso realizar novas aplicações.

 

Existe um número determinado de aplicações por pessoa?

Muitas pessoas acham que existe um número máximo de aplicações que se pode realizar durante determinado período, saiba que isso não é verdade, é possível realizar quantas aplicações desejar durante a vida, uma vez que após o corpo ter absorvido a toxina não existirá mais traços da mesma no organismo, portanto, novas aplicações não serão somadas a aplicações anteriores.

 

Posso aplicar Botox® em várias partes do rosto?

É possível realizar aplicações em diferentes partes do rosto se assim o Dermatologista determinar e achar necessário, para se ter essa informação é preciso realizar uma avaliação médica, onde o profissional irá analisar o caso do paciente e chegará a conclusão de quantas aplicações serão necessárias para atender a necessidade do paciente.

 

Existe uma idade mínima para iniciar o tratamento do Botox®

Não existe uma idade pré-determinada para utilizar a Toxina Botulínica, o Dermatologista irá dizer se a pessoa independentemente da idade, necessita realmente ser submetido a aplicação do Botox ® – Toxina Botulínica, caso seja constatado que o paciente necessite, ele poderá utilizar a Toxina Botulínica sem problema algum.

 

Qualquer pessoa pode executar o procedimento?

Todo procedimento médico deve ser realizado pelo Dermatologista certificado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia capacitado na área em questão. No caso da aplicação da Toxina Botulínica é o Dermatologista que acompanhará todo o procedimento pois, ele possui um vasto conhecimento maior sobre o maior órgão do corpo humano: A pele. Por essa razão ele saberá executar o procedimento da melhor forma possível, protegendo o paciente de possíveis efeitos indesejados.

 

Homens também podem utilizar a Toxina Botulínica?

Nos dias de hoje, tanto os homens quanto as mulheres buscam a beleza, mas a verdade é que muitos homens deixam de aproveitar os avanços tecnológicos na área estética, isso acontece por acharem que esses avanços são de usos exclusivos das mulheres, o que não é verdade. O  Botox ® – Toxina Botulínica pode beneficiar tanto os homens quantos as mulheres, por essa razão qualquer pessoa do sexo masculino pode utilizar a Toxina Botulínica.

 

A Toxina Botulínica pode ser prejudicial à saúde?

No processo de tratamento estético através do Botox ® – Toxina Botulínica, a toxina utilizada não apresenta perigos para a saúde, uma vez que sua aplicação é local e em pequenas quantidades, vale ressaltar sobre possíveis efeitos colaterais, como dor, sangramento e hematomas podem ocorrer, para minimizar esses riscos o paciente deve seguir todas as orientações médicas, tanto antes quanto após a aplicação da Toxina Botulínica.

 

A aplicação do Botox® dói?

Ter medo de procedimentos médicos é muito comum, mas quanto ao tratamento estético através da aplicação da Toxina Botulínica não há motivos para se preocupar. Durante o procedimento o paciente receberá anestésicos, que podem ou não ser injetáveis, mas que deixarão o paciente confortável durante o tratamento do Botox ® – Toxina Botulínica.

 

Quanto tempo irá durar o efeito do Botox® no corpo?

Após a aplicação, o efeito do Botox ® – Toxina Botulínica pode ser de quatro a seis meses, dependendo da pessoa e do local onde a Toxina Botulínica foi aplicada, mas vale ressaltar que não é preciso se preocupar, pois após esse período já é possível dar continuidade ao tratamento, sendo necessário uma nova avaliação para verificar se o paciente precisará ser submetido a novas aplicações.