O peeling é uma técnica que tem como propósito estimular a produção de colágeno e elastina na pele, que são proteínas responsáveis, por manter um aspecto de firmeza e elasticidade na pele. Ou seja, o peeling vai atuar promovendo a renovação celular, removendo as células mortas, permitindo que a derme se regenere, para prevenir então a aparência envelhecida e outros aspectos que ocorrem no rosto que incomodam, além disso, ele traz mais maciez, suavidade e saúde para a pele. Ele age de modo a promover um processo de esfoliação que produz a descamação da pele (retirando as células envelhecidas e que já não estão mais cumprindo sua função), logo após, ele regenera o tecido, melhorando seu aspecto e textura.
O peeling facial é um tratamento estético feito por dermatologistas por meio de ácidos e alguns outros cremes manipulados. Durante o processo do peeling facial ocorre a destruição da camada superficial, média ou profunda da pele, sofrendo escamação dessas camadas, eliminando células mortas e dando lugar a uma pele nova, bem mais saudável e bonita e com menos rugas, manchas, acne e outras imperfeições que ocorrem no rosto.
Ao princípio, ele retira uma camada, que depois se regenera e recebe um novo aspecto através de células que permanecem em determinados pontos da pele e com capacidade de se reproduzir.
A descamação superficial da camada mais externa ativa um mecanismo biológico que estimula a renovação e o crescimento celular, através de alterações profundas na arquitetura celular, tais como:
- Aumento da espessura da epiderme
- Aumento na produção de fibras colágenas e na irrigação sanguínea
Além de alguns cuidados que o paciente deve seguir, tais como:
- O paciente deve hidratar a pele durante uma semana com hidratantes recomendados pelo médico para o período após o peeling facial, em geral esses produtos ajudam também na regeneração da pele. Use agua termal, que a principal função é acalmar a pele, à vontade. O uso de ácidos só deve ser retomado após sete dias, pois a pele estará bem sensível. O rosto deve ser lavado sempre com sabonete neutro por um
período de sete dias após o procedimento.
- Não trate de esquecer do filtro solar nessa fase. O fator deve ser no mínimo 30, que proteja contra radiação UVA e UVB, com reaplicação de, no mínimo, quatro em quatro horas.
- Colocar compressas frias em infusões de camomila sobre a
área do peeling
- Hidratações semanais no consultório
- Uso de hidratantes com filtro solar diariamente, renovando as aplicações várias vezes ao dia.
- Evite a exposição a luz solar, lâmpadas fluorescentes ou mudanças bruscas de temperatura.
- Tratar cicatrizes ou manchas residuais com um novo peeling facial localizado (retoque) ou através da prescrição de outros agentes esfoliantes de uso tópico.
Os dermatologistas sempre aconselham que o tratamento se faça durante o inverno, quando o sol está mais fraco. Mas mesmo durante o frio é imprescindível o uso do filtro solar diariamente. Sem ele, as chances de a pele ficar manchada após o peeling aumentam, porque ela fica bem sensível, que nem pele de bebê.
Se for usar maquiagem durante a descamação, prefira os produtos hipoalergênicos. Ao removê-los, use óleo de amêndoas (pois a pele tende a ficar seca) e depois enxague com bastante água.
Para maiores informações sobre o procedimento, a Dra. Cristiane, na Clínica Santé, poderá solucionar todas as suas dúvidas.
Peeling facial em Campo Grande – MS
A Dra. Cristiane Comparin é dermatologista especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e pode te ajudar a recuperar tua autoestima através de diversos tratamentos, incluindo o peeling facial.
A Dra. Cristiane Comparin, Dermatologista em Campo Grande – MS, atende na Clínica Santé!
R. Teldo Kasper, 49, Sala 6, Chácara Cachoeira. Campo Grande – MS
67 3201-8000
67 99635-3915
Entre em contato
Saiba mais ou tire suas dúvidas sobre Luz pulsada no tratamento para olheiras com a Dra. Cristiane Comparin. Se preferir, você ainda pode agendar uma consulta.